Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

it's carol

Um blog sobre tudo. Sobre o que me apetecer. Acima de tudo, sobre o que sou.

13.Mai.19

Teremos medo de falar sobre o medo de falhar?

Não se fala muito no medo de falhar senão depois de uma história de superação. Já repararam que só falamos no fracasso depois de sabermos que foi apenas um detalhe,  nada impeditivo, de uma história com um final feliz? Mesmo que o pensemos para nós, é raro falarmos dele num tempo futuro, talvez até num tempo presente. É quase como se só gostássemos de o recordar como uma memória longínqua que, "apesar de tudo", nos levou até algo ainda melhor.

 

Não sei. Tenho andado a matutar neste assunto. Tenho muito medo de falhar. Comigo, com os outros e com a vida no geral. Cada vez tenho mais medo de falhar. Possivelmente, porque sei que os dias se avizinham com responsabilidades maiores. E não quero falhar. Não sinto que esteja preparada para isso, acho que ninguém está. Todavia sei que, inevitavelmente, vai acontecer. E sempre me ensinaram que não há nada de errado em falhar e em tentar de novo, as vezes que forem precisas. Sempre me disseram que, pior do que falhar, é nem sequer arriscar. 

 

Por isso é que me questiono porque é que numa sociedade que se espera tão próxima e, cada vez mais, "sem filtros", em que as pessoas partilham experiências e inspiram os outros com as suas próprias histórias, ninguém admite que tem medo de falhar hoje, amanhã ou daqui a semanas, meses ou anos. Não preciso apenas de ouvir vozes que me digam que tiveram medo do fracasso antes de atingirem o sucesso. Preciso da verdade, do presente e das palpitações descontroladas dos corações que têm medo hoje, antes de saberem se fracassam ou se apimentam uma história com um final feliz. Preciso que essas vozes se façam ouvir. Porque acredito realmente que o medo de falhar pode ser muitas vezes importante para arriscarmos, para saltarmos, para percebermos que estamos a chegar longe, independentemente da distância a que estamos da nossa meta. Sei que tenho mais medo de falhar agora do que antes e compreender isso faz-me perceber que cresci. 

 

Não há nada de errado em falarmos sobre o fracasso. Mais errado é fazermos disso um assunto silencioso. Tenho muito medo de falhar. E é quando percebo isso que sei que estou no caminho certo para atingir algo maior do que tudo aquilo que está na minha zona de conforto. 

 

Teremos medo de falar sobre o medo de falhar?

 

Carol

 

IMG_6405.JPG

 

1 comentário

Comentar post