Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

it's carol

Um blog sobre tudo. Sobre o que me apetecer. Acima de tudo, sobre o que sou.

19.Fev.20

Manhãs de sonho

A expressão “acorda para a vida” não faz sentido nenhum para quem gosta de levar no bolso uma vida cheia de sonhos. Até compreendo que não só de sonhos se fazem as manhãs preguiçosas e as sestas batoteiras, mas parece-me que todas as noites mal dormidas se empanturram de sonhos por cumprir. E todos os que sonham, um dia também têm de acordar. Só que, primeiro, é preciso entregarmo-nos ao sono que nos leva aos sonhos.

 

Não há mal nenhum em acordar na vida, em lançar um braço para cada para lado e aproveitar a independência de um mundo que se desenvencilha sozinho lá fora. Os sonhadores são também da noite, mas principalmente das manhãs. Porque a madrugada é a metáfora perfeita para quem, para além de sonhar, também sonha fazer acontecer os sonhos. Quando acordo, vejo, muitas vezes, por entre as frestas dos estores ainda por abrir, a cor de cada concretização que ambiciono. Parece até mais fácil sonhar de manhã, sob todas as cores quentes que se forçam a entrar na escuridão, todas as gotas de chuva que ficaram para contar a história da noite anterior, todas as infinitas possibilidades que cabem num corpo ainda meio adormecido.

 

E, por muito que a manhã os embeleze, os sonhos não gostam de despertadores, nem de ser arrancados da cama à força. Daí todos os sonhadores apreciarem a lentidão com que desenham cada um dos seus sonhos enquanto se preparam para encarar a realidade de olhos semicerrados e sobrolho franzido. Claro que todos os sonhos sobrevivem às manhãs mais agitadas, ao primeiro toque entre a planta do pé e o piso gélido, a uma cara lavada à pressa. Ou, pelo menos, sobrevivem os mais resistentes à realidade de que nem sempre serão idealizados a pormenor, entre as frestas de uma atmosfera onde se respiram sonhos sob o nascer do sol.

 

Os sonhos cabem em todas as horas. Mas as manhãs tornam-nos mais palpáveis. É por isso que a expressão “acorda para a vida” não faz sentido nenhum para quem sabe que basta acordar na vida para levar alguns sonhos no bolso e deixar outros escondidos para a manhã seguinte.

 

E melhor do que acordar e continuar a sonhar, é fazer o dia acontecer. 

 

Carol

 

Manhãs de Sonho.JPG