Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

it's carol

Um blog sobre tudo. Sobre o que me apetecer. Acima de tudo, sobre o que sou.

17.Ago.18

Às páginas tantas [#7]

A lista de livros que tinha para ler este verão quase que dá para ser usada no próximo natal. Ainda bem que não olho a páginas, porque estou longe de conseguir pôr toda a leitura em dia. No que toca a boas histórias, essas, felizmente, não me têm faltado. Já chego um bocado atrasada ao livro Um Mais Um de Jojo Moyes, é possível que muitos já o tenham lido. Não obstante isso, este livro foi uma pérola que apareceu no meu caminho, colocada [e bem!] pela minha melhor amiga. E quando os amigos partilham connosco pérolas assim, dizer que são os melhores é muito pouco depois daquilo que fizeram por nós. Muito obrigada, Márcia!

 

A escrita coincide com a narrativa: descontraída, sem rodeios, surpreendente e divertida [muito divertida!]. Um Mais Um conta a história hilariante de quatro personagens, narrada pelas próprias nos momentos certos. Não adoramos tudo à partida, até percebermos que há uma verdade naquelas palavras e que, apesar de ser ficção, há realidade naquilo que se conta. Há quatro ingredientes que são o segredo para que esta receita seja um sucesso: Jess, Ed, Tanzie e Nicky. Na dose certa, misturados com o drama, o humor e o amor. Uma empregada de limpeza, mãe solteira, que faz contas à vida, enquanto a filha é um génio da matemática e o enteado é alguém que ainda não encontrou o seu lugar no mundo. Um patrão rico e que age sem medir as consequências das suas ações. Uma viagem que mudará para sempre a vida de todos. E a vida de todos, que nos faz perceber que o mundo tem espaço para tanto e tão pouco. Jojo Moyes confronta-nos, sem medos, com questões básicas, pode até fazer-nos sentir mal, mas há uma atitude positiva, uma vontade de que tudo fique bem, que nos faz refletir sobre as oportunidades que merecemos e as que devemos saber dar aos outros. Este é um daqueles livros repletos de mensagens escondidas, que apetece guardar no bolso para ler mais tarde. Tem a organização de uns dias e o total descontrolo de outros. Porque a vida é mesmo assim e a ficção também consegue não ser perfeita, sendo perfeitamente bem humorada. Acho que me apeguei de tal modo às personagens que, depois de terminar a leitura, senti que me faltava a companhia daquelas quatro pessoas que estiveram comigo durante todas aquelas páginas. Esse vazio é bom sinal, certo?

 

Adorei a escrita de Jojo Moyes pelo que já acrescentei outras obras às que pretendo ler [depois dou notícias quanto a isso]. Nunca antes tinha lido um livro da sua autoria, só conhecia a adaptação ao cinema de “Viver Depois de Ti”. E vocês, já leram Um Mais Um? Conhecem outros livros da autora? Que histórias têm andado convosco debaixo do braço?

 

Às páginas tantas, estas páginas passaram diretamente para as minhas preferidas [sem margem para dúvidas!].

 

Carol

 

2993ABE9-1D7B-4282-B2FD-BE3E1066B4AD.JPG

 

[para verem as minhas sugestões de leitura anteriores basta clicarem aqui!]

7 comentários

Comentar post