Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

it's carol

Um blog sobre tudo. Sobre o que me apetecer. Acima de tudo, sobre o que sou.

04.Set.17

Como Sobreviver ao Primeiro Ano na Faculdade

Setembro, o mês do regresso. Falo por mim [como, aliás, faço sempre]. Estou quase a regressar à vida de estudante universitária e aposto que, como eu, muitos estão nesta situação. Assim, hoje tenho 6 dicas para dar a quem está prestes a entrar na faculdade. Começando pelo início [que é por onde devemos começar sempre], se estou a escrever este post é porque já passei pela experiência. Conclui o primeiro ano de faculdade e agora preparo-me [preparar é o verbo!] para dar início ao segundo ano. Antes da faculdade [e sem alternativa] tive de passar 12 anos da minha vida na escola [é muito ano, sim]. Tudo concluído [e com muito ainda para concluir], sinto-me apta a aconselhar [aqueles que estiverem interessados] sobre Como Sobreviver ao Primeiro Ano na Faculdade em 6 passos

 

1 - Agradece todos os dias - primeiro, agradece a quem te está a sustentar e a permitir que tu te aches o/a maior só porque agora pareces adulto/a [isso não é verdade, ninguém, salvo algumas exceções, é adulto quando entra na faculdade]; em segundo, agradece a ti que [mesmo depois de todos os testes, trabalhos, exames e notas] continuas aí, de pé e com boa saúde para continuares a ir a todas as festas que o mundo universitário tem para oferecer; por fim, agradece ao universo [enquanto podes] por ele te manter vivo depois de um ano que nunca mais vais esquecer.

2 - Não entres em stress - okay, isto é impossível em alguns dias, mas nos outros o segredo é descomplicar e não stressar com tudo o que te rodeia e te provoca uns nervos do tamanho do mundo. Respira. Respira muito. Qualquer universitário tem de saber controlar a respiração para diminuir o nível de stress. Acho que isto é uma coisa que se aprende logo nas primeiras semanas. Depois, descomplicas tanto que é difícil concentrares-te naquilo que é realmente complicado [se calhar, um bocadinho de stress é sempre bom para te manter focado!]

3 - Sê tu próprio - regra básica para a vida [e frase feita utilizada por todos os concorrentes que participam em reality shows]. Não te tornes numa personagem, nem mudes a tua maneira de ser [não compensa o trabalho]. Sê sempre quem tu és, nunca vai resultar fazeres-te passar por alguém que gostavas de ser [ou alguém que os outros gostavam que tu fosses]. Mais cedo ou mais tarde todos vão perceber quem és, por isso mais vale revelares as tuas melhores e piores facetas logo desde o principio. Agora que penso nisso, se calhar isto funciona mesmo como um reality show [acabam todos por se revelar da pior maneira, não é?]. E, um ano depois, vais reconhecer que estás diferente graças ao tempo e não à tua vontade. 

4 - Prepara-te para tudo - tudo mesmo! A faculdade é um mundo totalmente diferente daquele a que estavas habituado/a. É mais ou menos como estar duas horas ao sol e depois saltar para uma piscina de água gelada. Em poucas semanas, és obrigado/a a crescer [não em altura, mas em pensamento]. E esse salto vai fazer-te bem e, mais tarde, vai saber-te ainda melhor. Nada vai ser como era antes e a escola começa a parecer um mundo muito distante [e, efetivamente, é!]. O futuro está ali, mesmo à tua frente. Tudo vai ser novo e até as pessoas são diferentes daquelas que conhecias. E tu nunca vais estar preparado/a, mas é aí que está a graça do primeiro ano [riu-me agora, porque já passou, admito]. 

5 - Esquece a vida pessoal - estou a brincar! Quer dizer, esquece parcialmente a vida pessoal. Se ao fim de uns meses não te sentires com vontade de te mudares de armas e bagagens para a tua faculdade, és uma pessoa suficientemente orgulhosa e sonhadora para ainda acreditares que é possível chamar casa a outro edifício que não a faculdade [nem que seja pelas festas]. Claro que é possível ter tempo para outras coisas, mas vais ver que, com o tempo, vais deixar de ter "outras coisas". 

6 - Não acredites em nada do que te dizem - sobre a faculdade. Não acredites. Ouve os conselhos que te dão, mas não te guies pelo que os outros estudantes te dizem sobre a sua experiência. Cada um vive as coisas à sua maneira. Cada um encara a vida de forma diferente [e ainda bem que assim é]. Se entraste na faculdade, desfruta ao máximo de tudo o que puderes, tendo sempre em conta que o que mais importa é estares feliz no curso que escolheste. A faculdade, tal como a escola [embora que em dimensões diferentes], não é nenhum bicho papão. Sim, é uma etapa importante e muitas vezes decisiva. Por isso [e já que tens oportunidade de estar a passar por ela] deves aproveitá-la da melhor maneira que conseguires. É mais importante o que tu sentes e não o que os outros dizem. A faculdade pode trazer-te muitas coisas boas, basta estares preparado para recebê-las. 

 

Quase a regressar. Quase a dar inicio ao segundo ano. Depois de um primeiro ano muito feliz, repleto de surpresas e crescimentos. E uma coisa que aprendi foi que a faculdade, mais do que o futuro, dita o presente. O que terá de vir, virá. Aproveita o momento porque tudo vai passar depressa demais. Para todos os que estão prestes a entrar na faculdade, muita sorte! Que seja um ano em grande!

 

Carol

 

IMG_6500.JPG

 

4 comentários

Comentar post